terça-feira, 24 de julho de 2012

AR Spacecraft Mars Curiosity 3D


Espaçonave Curiosity comandada remotamente usando um AR marker e o App Spacecraft 3D. With this App and a AR marker you can see and handle spaceship from your smartphone or tablet. Usamos MacBookPro (as AR marker), iPhone (App) e iPad (Cam to shot)

domingo, 15 de julho de 2012

Para entender o BÓSON DE HIGGS

O assunto tem sido destaque na mídia e na conversa até da molecada.
Entretanto este complexo conceito só pode ser entendido, de forma simples, através de uma interessante analogia:

Primeiro é preciso entender que o LHC-Cern não passa de uma pista de corrida de prótons com maquina fotográfica gigante (ATLAS) para registrar as inúmeras colisões caóticas.

Depois temos que nos imaginar gigantes enormes (estrelas maiores que o Sol), querendo aprender sobre um pequeníssimo objeto metálico conhecido com carro de F1.
A nosso modelo padrão seria composto de algumas peças chaves (chassi, roda, direção e motor) comprovadamente encontradas em situações de baixa energia...baixa velocidade. Entretanto uma estrela cientista chamada Kiggs propôs a existência de um elemento fundamental que da energia a todas as peças, que foi batizado de combustível de Kiggs ou partícula do demônio !!!!
Então os Estrelas-cientistas construíram uma pista de corridas para F1 e promovem colisões a cada meia hora que são fotografada e analisadas para comprovação do Modelo Padrão das Estrelas cientistas.
Comparando MILHARES de fotos vemos que a distribuição de escombros indica a existência de uma "coisa" que participa da cinética envolvida durante a colisão mas não está presente nas fotografias pós colisão, embora explique a distribuição geométricas dos escombros em relação ao centro de massa. Isto é com se houvesse uma bola de bilhar tão transparente que só podemos perceber sua existência através do desvio causado pela colisão com uma outra bola visível em movimento. 


Portanto sabemos que depois de milhares de experimentos podemos inferir com 98% de certeza que tem um pedaço do carro que é feito de um liquido transparente que não aparece nas fotografias mas que estava dentro do carro no inicio da colisão!!!
Vale a pena consultar este livro: www.atlas.ch/popupbook